Câmara M. Apiacá
  • Aa

Data de publicação 08/03/2023.

Erro ao carregar imagem

O dia 8 de março é celebrado como o Dia Internacional da Mulher em mais de 100 países. Essa data tem origem nas lutas das mulheres operárias por melhores condições de trabalho e de vida no início do século 20. Uma das principais manifestações que marcaram essa história foi a greve das trabalhadoras russas em 1917, que exigiam pão e paz em meio à fome e à guerra. Esse protesto foi um dos estopins da Revolução Russa e contribuiu para a conquista de direitos políticos e sociais pelas mulheres naquele país. O Dia Internacional da Mulher foi reconhecido oficialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, como uma forma de lembrar as conquistas femininas e reforçar a luta por igualdade de gênero. A data também é uma oportunidade para homenagear as mulheres que contribuíram para o desenvolvimento da humanidade nas mais diversas áreas: ciência, arte, educação, saúde, política, cultura, etc. Hoje em dia, o Dia Internacional da Mulher ainda é necessário para denunciar as desigualdades e violências que afetam as mulheres no mundo todo. Segundo dados da ONU Mulheres, as mulheres ganham 23% menos do que os homens; ocupam apenas 24% dos cargos parlamentares; sofrem 35% mais violência doméstica do que os homens; e representam 70% das vítimas de tráfico humano. Por isso, o Dia Internacional da Mulher não é apenas uma data comemorativa ou comercial. É um dia de reflexão sobre os desafios e as conquistas das mulheres na sociedade atual. É um dia de reivindicar respeito, dignidade e igualdade de oportunidades para todas as mulheres.