Câmara M. Apiacá
  • A+
  • Aa

Data de publicação 28/02/2023.

Erro ao carregar imagem

Março lilás e março amarelo: campanhas alertam para a saúde da mulher

O mês de março é marcado por duas campanhas de conscientização sobre doenças que afetam principalmente as mulheres: o março lilás e o março amarelo. O objetivo é chamar a atenção para a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado do câncer do colo do útero e da endometriose.

O câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). A doença é causada pela infecção persistente pelo papilomavírus humano (HPV), que pode ser prevenida pela vacinação e pelo uso de preservativos. O exame preventivo conhecido como Papanicolau também é essencial para detectar lesões precursoras do câncer e tratá-las antes que se tornem malignas.

A endometriose é uma condição em que o tecido que reveste o útero cresce fora dele, causando inflamação, dor e sangramento. A doença pode afetar a qualidade de vida das mulheres e comprometer sua fertilidade. O diagnóstico da endometriose é feito por meio de exames clínicos, laboratoriais e de imagem, como a ultrassonografia e a ressonância magnética. O tratamento pode envolver medicamentos, cirurgia ou terapias complementares.

As campanhas março lilás e março amarelo buscam informar as mulheres sobre os sinais, sintomas e fatores de risco dessas doenças, além de incentivar o cuidado com a saúde ginecológica. A cor lilás foi escolhida por ser um símbolo internacional da luta feminista1, enquanto a cor amarela representa a esperança de cura2.

Para saber mais sobre as campanhas março lilás e março amarelo, visite os sites oficiais das organizações envolvidas ou consulte seu médico ginecologista.


Outras Notícias

Portaria 007/2024

Portaria 006/2024

Portaria 005/2024

Convite Sessão Solene dia das mulheres

Portaria 004/2024