Apiacá
Origem das Informações: Wikipédia
História:
Comemora-se no dia 29 de Janeiro, o aniversário de emancipação de Apiacá. A cidade, que antes pertencia ao município de Mimoso do Sul, foi elevada à categoria de município em 1958, desmembrando-se de sua cidade-mãe.
A história de Apiacá começa com os primeiros colonizadores que, partindo de Limeira, subiram o Rio Itabapoana e fundaram uma comunidade à margem esquerda do rio. A fertilidade do solo atraiu muitos desbravadores que se dedicaram principalmente ao cultivo de café. A cidade já foi conhecida como Antônio Caetano, Boa Vista e, finalmente, Apiacá, em homenagem à espécie de marimbondo de notável agressividade.
Hoje, Apiacá é constituída por dois distritos, Bonsucesso e José Carlos, e continua sendo uma cidade importante para o estado do Espírito Santo, graças à sua rica história e às suas tradições culturais. A administração municipal e a população local convidam a todos a celebrar este importante marco histórico com eventos e celebrações em toda a cidade. Viva Apiacá!
Cultura:
O município é majoritariamente católico, sendo que os maiores eventos realizados no mesmo são os de cunho religioso, como a famosa Festa de Julho, onde é comemorado o dia de sua padroeira, Santa Ana. A festa conta todos os anos com a participação de vários artistas de nível nacional e atrai pessoas de todas as idades que contribuem para movimentar a economia do município.
Economia:
Apiacá tem suas atividades econômicas voltadas para a agricultura familiar. A cidade possui baixo índice de industrialização e somente um hospital, que atende apenas a casos emergenciais.
Nos anos 1910, a agricultura familiar da região sofreu fortes impulsos econômicos, quando o então distrito era cortado pela Estrada de Ferro Itabapoana, que o ligava a Ponte de Itabapoana (distrito de Mimoso do Sul) e a Bom Jesus do Norte. Nessa ferrovia, era escoada a produção cafeeira e madeireira e a pecuária da região, além do transporte de passageiros.
Graças à sua ascensão econômica, o município se emancipou, porém a ferrovia foi desativada alguns anos antes e em 1955, foi extinta.
Referências:
- Wikipédia
- IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010
- Censo Populacional 2010. Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010
- Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 31 de agosto de 2013
- Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010
- Apiacá -- Estações Ferroviárias do Estado do Espírito Santo. www.estacoesferroviarias.com.br. Consultado em 15 de setembro de 2020
Galeria de Imagens:


Apiacá

Cidade de Apiacá
Hino: clique aqui.
Gentílico: apiacaense
Localização:
Localização de Apiacá no estado
Mapa de Apiacá
Coordenadas: 21° 09′ 14″ S, 41° 34′ 04″ O
Unidade Federativa: Espírito Santo
Municípios limítrofes: Mimoso do Sul (à Leste e Norte), Bom Jesus do Norte (à oeste), São José do Calçado(à oeste) e Bom Jesus do Itabapoana/RJ (ao Sul).
Distância até a capital: 205 Km
Fundação: 16 de agosto de 1958
Características geográficas:
Área total: 193,579 km²
População total (est.: 7 513 hab.
Densidade: 38,8 hab./km²
Clima: Clima tropical
Altitude: 70m
Fuso horário: Hora de Brasília (UTC−3)
CEP: 29450-000
Outras informações:
Sítio: site.apiaca.es.gov.br (Prefeitura) apiaca.es.leg.br (Câmara)