Data de publicação 30/01/2024.

"Comemora-se no dia 29 de Janeiro, o aniversário de emancipação de Apiacá. A cidade, que antes pertencia ao município de Mimoso do Sul, foi elevada à categoria de município em 1958, desmembrando-se de sua cidade-mãe.

A história de Apiacá começa com os primeiros colonizadores que, partindo de Limeira, subiram o Rio Itabapoana e fundaram uma comunidade à margem esquerda do rio. A fertilidade do solo atraiu muitos desbravadores que se dedicaram principalmente ao cultivo de café. A cidade já foi conhecida como Antônio Caetano, Boa Vista e, finalmente, Apiacá, em homenagem à espécie de marimbondo de notável agressividade.

Hoje, Apiacá é constituída por dois distritos, Bonsucesso e José Carlos, e continua sendo uma cidade importante para o estado do Espírito Santo, graças à sua rica história e às suas tradições culturais. A administração municipal e a população local convidam a todos a celebrar este importante marco histórico com eventos e celebrações em toda a cidade. Viva Apiacá!"